
Cefaléia (conhecida mais comumente como dor de cabeça) é uma queixa extremamente comum e limitante na prática clínica. Existem muitos tipos de Cefaléia que exigem diferentes tipos de tratamentos. A Fisioterapia é uma opção terapêutica adjuvante comprovada em pelos menos 3 tipos de cefaléia:
-Cefaleia tensional
-Cefaleia cervicogênica
-Enxaqueca
Um estudo publicado pela Sociedade Internacional de Cefaleia na revista Cephalalgia demonstrou que a combinação de estimulação elétrica transcutânea (TENS) com técnicas de fisioterapia passiva apresentaram resultados superiores para a redução da intensidade das dores. A técnica de Dry Needling também se mostrou efetiva para a redução da intensidade das crises. Para a redução da frequência das dores a Terapia Manual associada a exercícios específicos foi a terapêutica mais indicada. Uma importante informação retirada desse estudo é que a utilização de uma técnica isolada não apresentou resultado satisfatório nem para reduzir a intensidade das dores nem para reduzir a frequência dos episódios o que demonstra a importância da associação de técnicas no tratamento o que só pode ser obtido com avaliação individualizada.
Quanto a Enxaqueca, várias sociedades clínicas sobre o tema já indicam a realização de atividade física como terapia adjuvante para redução das crises. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados. A Fisioterapia também apresenta resultados para a redução da intensidade da dor sendo a Terapia Manual, o TENS e os treinos de relaxamento as opções mais validadas pelos estudos.
Vale lembrar que para alcançar esses objetivos é necessário um tempo mínimo de tratamento de pelo menos 4 semanas.
Agende sua avaliação e inicie seu tratamento para ficar livre de dores. (11) 99835-7964
Comentarios