
A Osteoporose é uma doença sistêmica do metabolismo ósseo caracterizada por redução de massa óssea, alteração da composição óssea e, consequente aumento na suscetibilidade a fraturas por pequenos impactos/ traumas.
É uma doença diretamente proporcional ao processo de envelhecimento, que se acelera acima dos 65 anos. Assim, está entre os 10 problemas crônicos de saúde mais prevalentes na população geriatrica. Mais frequente em mulheres.
A principal complicação da osteoporose são as fraturas por fragilidade óssea que ocorrem com pequenos traumas ou até de forma espontânea (sem evento causador identificado). Por sua vez, essas fraturas aumentam morbidade, mortalidade e internações hospitalares bem como causam uma queda importante de qualidade de vida. As fraturas ocorrem mais comumente no quadril, na coluna e no rádio distal.
O sedentarismo (inatividade física) é um fator de risco modificável que contribui para o desenvolvimento da osteoporose e para o aumento no risco de quedas. Ao agir sobre este fator de risco a Fisioterapia comprovadamente é capaz de melhorar os resultados destes pacientes.
Exercícios estáticos específicos com peso demonstraram reduzir o declínio da densidade mineral óssea (DMO) de forma significativa no quadril. Já exercícios dinâmicos com peso (em baixa carga), os treinos resistidos, demonstraram reduzir o declínio da DMO na coluna lombar. No entanto, o efeito destes exercícios somente foi observado em estudos de programas fisioterapêuticos de longa duração (de pelo menos 6 a 48 meses) o que exige engajamento e comprometimento por parte dos pacientes. O exercícios também devem sempre ser orientados pelo fisioterapeuta devido ao risco permanente de fraturas.
Envelheça com saúde e agende a sua avaliação ou a avaliação de quem você ama na Fisioterapia Lessa.
Comments