Sarcopenia do Idoso
- carolmed79
- 30 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

A sarcopenia é uma desordem do sistema muscular esquelético, de caráter progressivo, diretamente relacionado ao processo de envelhecimento, caracterizado por perda muscular, mas principalmente, por perda de função/ força muscular. Os estudos são bem conflitantes em relação a exata prevalência da doença, mas não discussao que é bastante comum pois existe uma perda aproximada de massa muscular de 8% ao ano, a partir dos 50 aos 70 anos. Assim, existem estimativas de que para populações acima de 80 anos, metade dos indivÃduos apresentam algum grau de sarcopenia.
É uma condição muito subdiagnosticada pela falta de conhecimento e divulgação dos critérios e métodos diagnósticos. No entanto, faz-se cada vez mais necessário a identificação da doença uma vez que está associada a importante morbidade (devido a mobilidade reduzida, quedas, fraturas e hospitalizações) e mortalidade na população geriátrica.
Os principais sintomas que devem levar a suspeita da presença de Sarcopenia são:
-Perda de energia
-Dificuldades com atividades diárias (atividades antes realizadas sem esforço)
-Lentidão ao caminhar (redução na velocidade de caminhar naturalmente)
-Dificuldade para subir escadas
-Quedas
-Redução no tamanho dos músculos
Não existem medicações aprovadas. O principal recurso terapêutico (tratamento) reconhecido são os exercÃcios resistidos. Um programa de sessões de exercÃcios resistidos em membros superiores e membros inferiores sob supervisão profissional 2 vezes por semana é o recomendado para a melhora dos sintomas e recuperação funcional.
Nosso Plano SÊNIOR 60+ já inclui essa abordagem preventiva e de reabilitação da Sarcopenia.
Agende já sua avaliação ou avaliação de quem você ama pelo (11) 99835 7964 (WhatsApp e telefone de contato).