
O dia 24 de Junho foi eleito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas. O alerta serve para todas as idades mas há uma atenção especial aos idosos uma vez que estes apresentam maior chance de sofrerem quedas e com consequências mais graves do que a população geral. Os fatores de risco associados a quedas são intrínsecos (inerentes ao indivíduo) e externos.
Os fatores intrínsecos incluem: redução de força muscular, alterações do equilíbrio, mudanças no padrão de marcha, déficit visual, perdas funcionais e cognitivas próprias do envelhecimento. Entre os fatores externos destacam-se: qualidade e intensidade de iluminação, superfícies irregulares, tapetes soltos, "polifarmácia" (uso de grande combinação de medicamentos) e as atividades habituais do idoso.
O Fisioterapeuta é o profissional base responsável por atuar na prevenção de quedas e suas ações incluem:
-Avaliação dos riscos do ambiente e proposta de melhorias pra diminuir o risco de quedas (instruir sobre instalação de barras de apoio, por exemplo).
-Fortalecimento muscular (principalmente de membros inferiores).
-Treinos de equilíbrio (para diminuir a instabilidade).
-Avaliação de hipotensão postural ("quedas inesperadas de pressão").
-Analgesia (melhora de dores que podem dificultar os movimentos).
-Maior flexibilidade
Idealmente, estudos mostram que estes benefícios são alcançados com programação de exercícios com frequência de, no mínimo, duas vezes por semana a médio e longo prazo.
Agende logo sua avaliação ou avaliação de quem você ama com a Fisioterapia de resultados de Alphaville, a Fisioterapia Lessa.
(11) 99835-7964
Comments